fbpx

Lista de convidados: 10 dicas para montar a sua

A lista de convidados é para a maioria dos casais o item mais difícil e delicado de se concluir nos preparativos do casamento. Várias dúvidas surgem durante esse processo, e o casal também têm que lidar com pitacos dos pais, parente e amigos.

Como se já não bastasse a dúvida sobre quem acrescentar ou não á sua lista de convidados, ainda devem saber quando ceder ou não ceder em relação aos pedidos:
Mãe: “Posso convidar minha amiga do yoga?”
Pai: “Posso chamar meu chefe?”
Melhor amiga e madrinha: “Posso levar meu (quase) namorado de uma semana?”

Muitos casais não sabem nem o que dizer, e ás vezes, acabam brigando nesse período, porque um permitiu algo que o outro havia negado, e vice-versa.

O segredo é manter-se calmos, se organizar e seguir algumas dicas durante a preparação e finalização da lista de convidados.
Vamos saber quais são?

1 • Montar a lista de convidados com antecedência.

Uma vez que a lista de convidados vai ditar praticamente todos os outros detalhes do seu casamento – desde o numero de mesas até a quantidade de convites, lembrancinhas, etc – é extremamente importante ela ser um dos primeiros itens a serem resolvidos nos preparativos do casamento.

2 • Montar a lista de convidados da melhor forma possível.

O casal deve montar primeiramente uma lista de convidados com absolutamente todos que eles gostariam de convidar. Aqui não estamos cortando ninguém ainda, então escreva todos os nomes de todas as pessoas que vocês gostariam de ter na festa de vocês. Esse é o melhor jeito de não correr o risco e deixar pessoas importantes de fora.
Depois, leiam a lista juntos, nome a nome, e vão riscando e elencando prioridades entre os nomes. Esse é o momento de cortar as pessoas “menos” importantes e as que não farão tanta falta.
Por último, conte o total de nomes da lista de convidados. Se o numero estiver mais alto do que gostariam, façam uma nova revisão e cortem mais alguns nomes, até que se chegue no número pretendido ou pelo menos perto disso.

3 • Cortar pessoas da lista de convidados com critérios.

Para isso, é importante seguir algumas regrinhas:

 

4 • Número de convidados do noivo e da noiva.

Alguns casais acham que o modo mais justo de se montar a lista de convidados é determinar o mesmo número para um e outro. Exemplo: Lista de convidados de 200 pessoas, 100 convidados do noivo e 100 convidados da noiva.
Porém, deve-se tomar cuidado com algumas particularidades. A família do noivo por exemplo, pode ser muito maior que a da noiva, e daí a decisão de ter o mesmo número de nomes na lista de convidados deixa de ser justa, uma vez que o noivo teria muito mais problemas em cortar nomes da lista dele do que a noiva, que tem a família pequena.
A melhor forma seria sempre tratar a lista de convidados como uma unica lista, afinal, vocês estão criando uma família nova, e os convidados devem ser considerados como sendo do casal!

5 • Amigos dos pais.

Hoje em dia é muito comum que os noivos banquem com os custos do casamento como um todo, muitas vezes sem ajuda financeira nenhuma dos pais, por isso essa dúvida surge com muita frequência: Devo convidar amigos dos meus pais?
Como forma de carinho e consideração, é legal deixar que os pais incluam na lista de convidados algumas pessoas que eles conheçam. Ás vezes existe aquele amigo de infância do seu pai ou aquela amiga de longa data da sua mãe que te viu nascer! São pessoas especiais que eles gostariam de dividir esse momento. Sua lista de convidados não foi feita 100% de parentes, certo? Se você deseja dividir esse momento especial com seus amigos, seus pais também têm o mesmo desejo.
Ok, mas quantos? Pense assim: Uma das mesas do seu casamento será formada por amigos dos pais e dos sogros. Portanto, se nas suas mesas cabem 10 pessoas, 5 delas serão amigos dos seus pais e 5 amigos dos seus sogros.

6 • O número ideal de nomes na lista de convidados.

O número ideal será a quantidade de gente que cabe no seu espaço para festas ou a quantidade que o orçamento de vocês permite convidar.

7 • Distribuir os convites com antecedência.

É de bom tom que, pelo menos 2 meses antes da data do casamento todos os convites já estejam distribuídos. Assim os convidados têm tempo de providenciar roupa, caronas quando necessário, pesquisar sobre o caminho para ir ao casamento, planejar uma viagem necessária, comprar presente, arrumar alguém para cuidar das crianças, reagendar férias ou viagens já programadas, etc…
Lembre-se que os convidados também precisam de um tempo pra se preparar para o seu casamento.
Se for possível, faça um Save-the-date 6 meses antes. Assim as pessoas já reservam a data.

8 • Convidados de última hora.

Arrisca-se dizer quem em 100% dos casos surgem convidados de última hora, daqueles que não se pode negar convite. Use o mesmo bom senso que vocês tiveram no momento de montar a lista de convidados inicial, para permitir ou cortar esses convidados tardios.
O segredo é não se desesperar, pois sempre existem desistências ou convidados que simplesmente não conseguirão ir ao casamento.

9 • RSVP.

O RSVP é uma sigla para a expressão francesa Répondez S’il Vous Plaît, que significa “Responda por favor”. É uma confirmação de comparecimento ao evento, por parte dos integrantes da lista de convidados.
Fora do Brasil é muito usado, e todo mundo respeita, porém aqui é mais raro que as pessoas utilizem.
Existem empresas que fazem esse tipo de serviço, telefonando para os nomes da lista de convidados uma semana antes do evento para confirmarem suas presenças. Mas o próprio casal pode fazer, contatando as pessoas que ainda não confirmaram e perguntando se irão ao casamento.
Tendo em mão o número de desistentes, pode-se remanejar a lista de convidados e considerar convidados de última hora.

10 • Passando a lista de convidados para a assessoria do espaço.

Uns 2 ou 3 dias antes do casamento, monte uma planilha com a lista de convidados e entregue para sua assessora:
Nome completo dos convidados, idade – mesmo que não paguem o buffet, nome dos responsáveis no caso dos menores, se participará da cerimônia (padrinhos, madrinhas, pajens, floristas, pais…), número da mesa que vai se sentar – caso tenha numerado as mesas, se confirmou presença.
Nesta planilha deve ter todos os convidados que receberam convite, e não somente os confirmados. Lembre-se que se a pessoa possui um convite, ela não pode ser barrada na portaria, mesmo que tenha dito que não iria.

Esperamos que essas 10 dicas tenham sido úteis!